Dossiê Paulo Gaiad

O dossiê que segue é parte constituinte de um Seminário Temático ministrado junto ao Programa de Pós-graduação em Artes Visuais – PPGAV do CENTRO DE ARTES da UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA-UDESC

Organizadores: Rosângela Miranda Cherem e Luiz Felipe Soares

SUMÁRIO

I- APRESENTAÇÃO AO DOSSIÊ

II- INTRODUÇÃO A PAULO GAIAD:

(Con-)ficções: imaginação poética e vestígios mnemônicos em Paulo Gaiad

 

III-VARIEDADES E VARIAÇÕES SOBRE O ARTISTA

AUTOBIOGRAFIA E MEMÓRIA

O artista do traço biográfico e memorial – Marina Martins Amaral

Fragmentos da memória e do tempo – Monica Pereira Juergens Age

RELATOS LITERÁRIOS E PICTÓRICOS

Um Pierre Menard diante da Divina Comédia – Josimar Ferreira

A necessidade da loucura e a força plástica – Rafael Fontes Gaspar

Reconstruções imagéticas – Lucia Bahia

TROCAS

O mundo como senha e a obra como troca – Rosa Daitx

Refrações da memória entre o artista e outrem – Fernanda Trentini Carneiro

Trocas – Yáscara Beiler Dalla Rosa

LUGARES E VIAGENS

Paisagens da alma – Ana Carla

Restos e rastros – Lucila Vilela

Um viajante sentimental – Cleidiane Lourenço

HÍBRIDOS

Considerações sobre o gesto da fatura – Viviane Baschirotto

A emergência (híbrida): entre a obra, o texto e o artista – Edmilson Vasconcelos

O campo movediço na obra de um artista – Luciana Knabben

OLHARES SOBRE PAULO GAIAD

Um olhar sobre a fatura de um arquidesenhista – Lígia Czesnat.

Apontamento sobre um olhar do crítico – Fernando Bopré

Pelo olhar de um colecionador – Ylmar Correa Neto

Aproximações com a música – Alberto Heller

Palavras finais – Paulo Gaiad

ANEXOS

Fortuna crítica de Paulo Gaiad

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *