I – Apresentação ao Dossiê

O dossiê que segue é parte constituinte de um Seminário Temático ministrado junto ao Programa de Pós-graduação em Artes Visuais – PPGAV do CENTRO DE ARTES da UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA-UDESC. Ocorrido no segundo semestre de 2013, com uma carga horária total de 60 horas e intitulado ARQUEOGRAFIAS DA PRESENÇA, o qual foi dividido em três blocos, sendo cada uma conduzido por um professor da LINHA DE TEORIA E HISTÓRIA DA ARTE:  SANDRA MAKOWIECKY/ ANTONIO VARGAS/ Rosângela cherem.

OBJETIVO GERAL: Considerar a arqueografia como um procedimento destinado a pensar os limites e horizontes de um repertório artístico, tomando-a como uma instância que implica rastros e devires. Ou seja, pensar a história da arte não a partir de um quadro geral, conjunto ou totalidade, mas através de certas particularidades que articulam a diferentes repertórios e implicam diferentes níveis de complexidade, dispensando a consecutividade e a origem em proveito de um pensamento que opera por uma espécie de báscula.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS: Identificar o artista e as particularidades que compõem seu repertório mnemônico, conceitual e imagético como um arquivo abrangente e intransferível; reconhecer as variedades e variações contidas nas obras e trabalhos que constituem a complexidade e as experimentações das singularidades artísticas; abordar o gesto artístico considerando tanto as linhagens e pertencimentos inscritos na história da arte, como as experimentações que marcam sua atualidade.

CONTEÚDO GERAL DOS BLOCOS:

BLOCO I: A ARQUEOGRAFIA E OS ARTISTAS DE SANTA CATARINA (AGOSTO-SETEMBRO/ SANDRA MAKOWIECKY).

BLOCO II: A ARQUEOGRAFIA E A PINTURA (SETEMBRO-OUTUBRO/ ANTONIO VARGAS).

BLOCO III: A ARQUEOGRAFIA E ARQUIVO-POÉTICA E FATURA EM PAULO GAIAD (OUTUBRO-NOVEMBRO/ Rosângela cherem).

Todo o material que aqui comparece corresponde ao terceiro bloco: Arqueografia e arquivo, poética e fatura em Paulo Gaiad. Destaque para a presença do artista durante as aulas, contribuindo para explicar seu processo poético (elaborações e reelaborações conceituais e de repertório,  noções operatórias) e seu processo de fatura (soluções matéricas e formais, experimentações e soluções técnicas).

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO do BLOCO III (de acordo com os tópicos e as obras relacionadas)

30-10-2013-AULA 1- AUTOBIOGRAFIA E MEMÓRIA

39 páginas de uma vida (1992)

Páginas ao vento, relato de dor (1997)

Memórias da cozinha (2005)

5-11- 2013-AULA 2- RELATOS LITERÁRIOS E PICTÓRICOS

Relato de uma viagem não realizada(1993):lençóis/ correspondências póstumas

Atestado da loucura necessária ou a vaca preta que pastava em frente da minha casa (2003 a 2008)

Divina- Comédia (2003 a 2008)

Desenho das sombras (2009)

Juízo final (2011)

12-11-2013- AULA 3- TROCAS

Sobre o tema dos 500 anos do Descobrimento da América, aquarelas sobre metal (1994)

Auto-retratos (2001)

Receptáculos da memória (2002)

Cadernos de memórias (2011)

19-11-2013- AULA 4- LUGARES E VIAGENS

Impressões de viagem (1999)

As paredes que me cercam (2003-2007)

Estudos de luz e sombra/ Céu deDelft (2007)

26-11- 2013-AULA 5- HÍBRIDOS

Prenome Fausto (1993)

Cicatrizes (1998-2002)

Desenhos e serigrafias (1994)

Séries soltas (2003)

Ilustrações versadas (2008)

Série de 10 desenhos (2010):

Fragmentos de um noturno (2008)

Série de placas de ferro (2010)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *