O dossiê que segue é parte constituinte de um Seminário Temático ministrado junto ao Programa de Pós-graduação em Artes Visuais – PPGAV do CENTRO DE ARTES da UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA-UDESC. Ocorrido no segundo semestre de 2013, com uma carga horária total de 60 horas e intitulado ARQUEOGRAFIAS DA PRESENÇA, o qual foi dividido em três blocos, sendo cada uma conduzido por um professor da LINHA DE TEORIA E HISTÓRIA DA ARTE: SANDRA MAKOWIECKY/ ANTONIO VARGAS/ Rosângela cherem.
OBJETIVO GERAL: Considerar a arqueografia como um procedimento destinado a pensar os limites e horizontes de um repertório artístico, tomando-a como uma instância que implica rastros e devires. Ou seja, pensar a história da arte não a partir de um quadro geral, conjunto ou totalidade, mas através de certas particularidades que articulam a diferentes repertórios e implicam diferentes níveis de complexidade, dispensando a consecutividade e a origem em proveito de um pensamento que opera por uma espécie de báscula.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS: Identificar o artista e as particularidades que compõem seu repertório mnemônico, conceitual e imagético como um arquivo abrangente e intransferível; reconhecer as variedades e variações contidas nas obras e trabalhos que constituem a complexidade e as experimentações das singularidades artísticas; abordar o gesto artístico considerando tanto as linhagens e pertencimentos inscritos na história da arte, como as experimentações que marcam sua atualidade.
CONTEÚDO GERAL DOS BLOCOS:
BLOCO I: A ARQUEOGRAFIA E OS ARTISTAS DE SANTA CATARINA (AGOSTO-SETEMBRO/ SANDRA MAKOWIECKY).
BLOCO II: A ARQUEOGRAFIA E A PINTURA (SETEMBRO-OUTUBRO/ ANTONIO VARGAS).
BLOCO III: A ARQUEOGRAFIA E ARQUIVO-POÉTICA E FATURA EM PAULO GAIAD (OUTUBRO-NOVEMBRO/ Rosângela cherem).
Todo o material que aqui comparece corresponde ao terceiro bloco: Arqueografia e arquivo, poética e fatura em Paulo Gaiad. Destaque para a presença do artista durante as aulas, contribuindo para explicar seu processo poético (elaborações e reelaborações conceituais e de repertório, noções operatórias) e seu processo de fatura (soluções matéricas e formais, experimentações e soluções técnicas).
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO do BLOCO III (de acordo com os tópicos e as obras relacionadas)
30-10-2013-AULA 1- AUTOBIOGRAFIA E MEMÓRIA
39 páginas de uma vida (1992)
Páginas ao vento, relato de dor (1997)
Memórias da cozinha (2005)
5-11- 2013-AULA 2- RELATOS LITERÁRIOS E PICTÓRICOS
Relato de uma viagem não realizada(1993):lençóis/ correspondências póstumas
Atestado da loucura necessária ou a vaca preta que pastava em frente da minha casa (2003 a 2008)
Divina- Comédia (2003 a 2008)
Desenho das sombras (2009)
Juízo final (2011)
12-11-2013- AULA 3- TROCAS
Sobre o tema dos 500 anos do Descobrimento da América, aquarelas sobre metal (1994)
Auto-retratos (2001)
Receptáculos da memória (2002)
Cadernos de memórias (2011)
19-11-2013- AULA 4- LUGARES E VIAGENS
Impressões de viagem (1999)
As paredes que me cercam (2003-2007)
Estudos de luz e sombra/ Céu deDelft (2007)
26-11- 2013-AULA 5- HÍBRIDOS
Prenome Fausto (1993)
Cicatrizes (1998-2002)
Desenhos e serigrafias (1994)
Séries soltas (2003)
Ilustrações versadas (2008)
Série de 10 desenhos (2010):
Fragmentos de um noturno (2008)
Série de placas de ferro (2010)
You may also like
-
Retratos do Comércio: a pose e as identidades, por Alvaro Diaz
-
Entre o saber e o não-saber: David Lynch e a experiência da montagem, por Rodrigo Ambroni
-
Inquietações, por Julio Aied Passos
-
Roman Polanki, ou os contracampos do caos, por Flavio Dias
-
O piano: Uma ode à vontade e ao desejo, por José Augusto Gomide